Quem Somos
A Corema é uma ONGA com mais de três décadas de existência, destacando-se como a única associação ambientalista no Alto Minho em actividade e com um longo historial em prol do meio ambiente e do património sócio-cultural. Trabalhamos no sentido de acompanhar todos as questões ambientais na nossa região, defendendo sempre os valores de conservação e proteção das nossas florestas, rios e serras.
Os Nossos Objectivos
- Dar a conhecer os valores naturais, culturais e históricos na nossa região;
- Promover a proteção e conservação de espécies e habitats em perigo na nossa região (Ex. Camarinha e Lobo Ibérico);
- Sensibilizar as comunidades para as questões ambientais e fomentar o seu interesse;
- Desenvolver atividades lúdicas e educativas, no contexto ambiental e cultural, dirigido a todos os sócios e simpatizantes da Corema.
- Participar e intervir em consultas públicas destinadas a gerir espaços/habitats com valor natural.
A Nossa História
Criada em 1988, a Corema surgiu face à necessidade de proteger certos valores como a Mata do Camarido e o Rio Minho. O carácter emblemático de que se revestiu a conservação daquele pinhal atlântico ficou bem vincado na escolha do nome da associação, que recaiu sobre a designação científica da planta dunar que o baptizou – a camarinheira (“Corema album”), homenageando assim, o único local onde esta espécie existe no Alto Minho.
Historicamente, a Corema foi uma das primeiras associações a inscrever-se no Instituto Nacional do Ambiente, criado legalmente em 1987; foi membro fundador da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e integrou, durante vários anos, os seus Corpos Directivos. Foi também membro fundador, em 1994, da Plataforma Ecologista Luso-Galaica. Em representação das associações de defesa do ambiente, foi membro efectivo do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, um dos principais órgãos consultivos nacionais. Deste modo, a Corema adquiriu ao longo dos anos uma certa visibilidade no seio do movimento ambientalista português, mercê da sua actividade e independência face aos poderes instituídos.
Os Elementos da Direcção da Corema
A Corema é representado pelos seguintes membros:
Junte-se à Corema!
Os nossos projetos tem evoluído ao longo dos anos devido à colaboração fundamental dos nossos sócios, parceiros e cidadãos, formando o centro destas actividades. Acreditamos que só através do trabalho em conjunto, é que conseguimos criar um futuro mais justo e sustentável. Veja como pode se tornar um sócio da Corema e participar nos nossos projetos!