Quem Somos
A Corema é uma ONGA com mais de três décadas de existência, destacando-se como a única associação ambientalista no Alto Minho em actividade e com um longo historial em prol do meio ambiente e do património sócio-cultural. Trabalhamos no sentido de acompanhar todos as questões ambientais na nossa região, defendendo sempre os valores de conservação e proteção das nossas florestas, rios e serras.
Os Nossos Objectivos
- Dar a conhecer os valores naturais, culturais e históricos na nossa região;
- Promover a proteção e conservação de espécies e habitats em perigo na nossa região (Ex. Camarinha e Lobo Ibérico);
- Sensibilizar as comunidades para as questões ambientais e fomentar o seu interesse;
- Desenvolver atividades lúdicas e educativas, no contexto ambiental e cultural, dirigido a todos os sócios e simpatizantes da Corema.
- Participar e intervir em consultas públicas destinadas a gerir espaços/habitats com valor natural.
A Nossa História
Criada em 1988, a Corema surgiu face à necessidade de proteger certos valores como a Mata do Camarido e o Rio Minho. O carácter emblemático de que se revestiu a conservação daquele pinhal atlântico ficou bem vincado na escolha do nome da associação, que recaiu sobre a designação científica da planta dunar que o baptizou – a camarinheira (“Corema album”), homenageando assim, o único local onde esta espécie existe no Alto Minho.
Historicamente, a Corema foi uma das primeiras associações a inscrever-se no Instituto Nacional do Ambiente, criado legalmente em 1987; foi membro fundador da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e integrou, durante vários anos, os seus Corpos Directivos. Foi também membro fundador, em 1994, da Plataforma Ecologista Luso-Galaica. Em representação das associações de defesa do ambiente, foi membro efectivo do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, um dos principais órgãos consultivos nacionais. Deste modo, a Corema adquiriu ao longo dos anos uma certa visibilidade no seio do movimento ambientalista português, mercê da sua actividade e independência face aos poderes instituídos.
Os Elementos da Direcção da Corema
A Corema é representado pelos seguintes membros:
ASSEMBLEIA GERAL
LUÍS MANUEL RAMALHOSA GUERREIRO
Presidente
JOSEFINA JESUS CANCELA F. COVINA
Vice-Presidente
ANA MARIA CARVALHO SILVA DANTAS
Secretária
CARLOS ALBERTO DE FREITAS PESTANA
Suplente
CONSELHO FISCAL
ANTERO LEITE
Presidente
RUI ANTÓNIO DE OLIVEIRA FERNANDES
Relator
RITA LIMA AIRES PARREIRA ROQUETTE
Secretária
ANTÓNIO PAULO FERNANDES DA CUNHA
Suplente
Junte-se à Corema!
Os nossos projetos tem evoluído ao longo dos anos devido à colaboração fundamental dos nossos sócios, parceiros e cidadãos, formando o centro destas actividades. Acreditamos que só através do trabalho em conjunto, é que conseguimos criar um futuro mais justo e sustentável. Veja como pode se tornar um sócio da Corema e participar nos nossos projetos!